Separar é difícil, mas quando há filhos envolvidos, o desafio aumenta. Questões como guarda, visita e pensão alimentícia precisam ser resolvidas de forma ágil, justa e equilibrada, evitando que os filhos menores façam parte das desavenças.
No direito há dois tipos de Guarda:
- Unilateral: Um dos pais fica com a guarda, enquanto o outro tem direito a visitas.
- Compartilhada: Ambos os pais dividem responsabilidades, mesmo que o filho resida mais com um deles.
Embora a regra seja guarda compartilhada, nem todos os ex casais conseguem conduzir ou vivenciar essa prática, razão pela qual o papel do advogado familiarista é de extrema importância para trazer com clareza ao cliente os pros e contras.
Como É Calculada a Pensão?
- Baseia-se na necessidade da criança e na capacidade financeira de quem paga. Logo, não existe um valor fixo, é calculada de forma individual em cada caso.
Como funciona as visitas?
As visitas são fixadas para o cônjuge que não mora com o menor, afim de garantir o convívio e os laços familiares. Os dias de visita são específicos e dependem da rotina dos envolvidos, sendo avaliado de acordo com o melhor para a criança.
Como proteger os direitos do meu filho em uma separação?
- É necessário buscar ajuda profissional de um advogado de sua confiança e buscar regulamentar a GUARDA, VISITA E PENSÃO ALIMENTÍCIA, seja através de acordo ou via justiça.
Ainda em caso de acordo, é importante atuação de um advogado para lhe orientar, documentar esse acordo e homologar, para garantir validade jurídica.
Precisa de orientação para resolver questões de guarda, visita ou pensão? Nossa equipe está pronta para ajudar você e sua família!